Arquivo Fotográfico: Conheça as antigas sedes da SRTM e ABCZ
Voltar
Você está em:
Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias
Publicado em 20/05/2016 às 17:10:40

Em maio de 1929 foi eleita a última gestão da diretoria da AHZ - Associação Herd Book Zebu, sob a presidência do então deputado federal da região do Triângulo Mineiro, Fidélis Reis. Análoga a outras iniciativas desenvolvidas no país, essa associação havia sido fundada dez anos antes em 16 de fevereiro de 1919, com os objetivos de desenvolver e divulgar a pecuária zebuína e, principalmente, promover o aprimoramento dos rebanhos através da seleção e do registro genealógico das raças.
A mesma gestão anunciou a necessidade de fundar a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM) para encampar os principais setores em torno da agropecuária e da agroindústria, além da necessidade de garantir acordos decisivos nos meios políticos. Na condução da AHZ, em meio à crise que atingia a economia internacional, a diretoria conseguiu estabelecer concessões e auxílio financeiro junto ao Ministério da Agricultura.

Segunda sede da SRTM, situada à Rua Manoel Borges. Funcionou entre os anos 1941 até a criação da atual para a ABCZ (antiga SRTM) no Parque Fernando Costa em 1978. Acervo: MZ.
Numa avaliação historiográfica, o maior legado dessa gestão teria sido a concessão do Governo à AHZ do direito exclusivo em promover o Registro Genealógico provisório das raças zebuínas. Pouco tempo depois, o mesmo serviço tornou-se definitivo após a criação da SRTM em 1934. Como herdeira majoritária de todo o espólio, a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - é hoje a continuidade de um sonho que nasceu modesto e se tornou referência nacional graças aos esforços daqueles que um dia acreditaram ser possível fazer da pecuária a realeza.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU