Leite de Zebu com Beta Caseína A2, que não causa alergia Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Leite Publicado em 16/04/2015 às 15:13:16

leite é vida

Gir leiteiro produz leite com Beta Caseína A2, que não causa alergia, diz pesquisa da UNESP de Jaboticabal, ABCGIL e APTA.


O leite, apesar de ser um alimento de extrema importância, fonte de cálcio, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, ele não pode ser consumido por todas as pessoas. Estima-se que 6% da população mundial seja alérgica à proteína beta caseína A1. Essa proteína passou a ser produzida após uma mutação genética ocorrida há 10 mil anos em vacas de origem européia, e há estudos que comprovam a relação entre o consumo de leite contendo essa proteína e casos diversos de alergia.

Pesquisadores do mundo todo trabalham para tentar separar as proteínas A1 e A2. Uma boa notícia para os produtores brasileiros, e em especial, aos que utilizam genética zebuína, é que uma pesquisa da UNESP Jaboticabal, ABCGIL e APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) constatou que o gir leiteiro produz leite com praticamente 100% de beta caseína A2, a que não causa alergia.

O estudo foi realizado pelo médico veterinário Aníbal Eugênio Vercesi Filho, coordenador técnico da ABCGIL e contou com a colaboração de pesquisadores das instituições citadas. Segundo o professor do Depto. de Melhoramento Genético Animal da UNESP Jaboticabal, Humberto Tonhati, temos um rebanho praticamente pronto para a produção de leite tipo A2, através do uso da genética gir leiteira. A outra raça que produz leite tipo A2 é a Guernsey, cujo rebanho é muito pequeno bo Brasil. As raças leiteiras européias mais conhecidas, como a Holandesa e a Jersey produzem leite com 50% e 75% respectivamente com proteína A2, sendo seu consumo contra-indicado a quem tem alergia. Ainda segundo o geneticista Tonhati "dispor de um leite que apresente todas as características nutricionais já conhecidas da matéria prima e ainda evita a alergia à proteína, um problema de saúde que afeta milhões de pessoas no mundo, é um diferencial importante para o mercado". Hoje esse diferencial não é aproveitado, uma vez que o leite com proteína A2 produzido pelo gir é misturado aos demais, anulando sua vantagem.

A Nova Zelândia desde 2003 já vem investindo na produção e melhoramento do rebanho produtor de leite com proteína A2, e sua indústria láctea já comercializa leite e derivados lácteos próprios para o consumo de quem tem alergia a caseína. Muitos produtores brasileiros já fizeram a identificação de suas vacas que produzem caseína A2 e alguns já estão investindo numa linha de produção própria, totalmente voltada para esse mercado, como o pecuarista e veterinário Eduardo Falcão, da Estância Silvânia, que está montando uma unidade de beneficiamento em Caçapava, SP. Segundo Falcão, o Brasil deve investir para atuar em larga escala tanto na produção do leite com beta caseína A2 quanto como fornecedor de genética gir leiteiro para a produção em outros países.

Assista o vídeo e veja como o consumo de leite é importante para a saúde humana!!



CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados